quarta-feira, setembro 10, 2008

Assim se vai para o próximo ano lectivo

- Material. Não há esquadros, réguas e compassos de quadro, não há uma tabela periódica de parede, nem tão pouco os instrumentos para o ensino experimental. Há computadores e internet e muitos, isso é que é progresso. Há famílias que precisam de empréstimos para comprar os manuais, mas há livros mais caros porque estão cada vez mais bonitos e embonecados.

- Menos retenções, mais insucesso educativo. Alunos chumbam menos e sabem menos.
"Sr professor o aluno há de ter aprendido qualquer coisa, talvez já saiba escrever Excola em vez de Esskola, e já consegue escrever 4 com os símbolos IIII e passou de 120 faltas para 118, por isso passa de ano, e não se fala mais nisso" (que as eleições estão à porta).

- Mais alunos na escola, menos professores são precisos. Dois ou três computadores em sala, umas dezenas de miudos por professor e sucesso (político) garantido.

- Dia do diploma. O diploma não se pede e se vai buscar à escola, porque se atingiu mais uma etapa. Há um dia para certificar e valorizar. A alguns certifica-se empenho, dedicação, esforço dos pais e de si próprios; a outros valoriza-se faltas, cábulas, ter um 50% em exame de 9º ano (com perguntas do 1 ciclo) quando a média é de 33%.


Muda-se de cadeiras gastas e mesas estragadas, para mesas estragadas mas com um computador em cima. Assim acabou um ano lectivo e vai começar o próximo.

Qualquer semelhança com a realidade não é coincidência.

5 comentários:

Helder disse...

Pois, eles só se lembraram do facilitismo agora.

Quando eu era um dos eternos repetentes, facilitismo não havia.

É injusto!!!

Catraia_Sofia disse...

Ui...
Mto injusto!
lol

Hugo Vilela disse...

Boa sorte para o novo desafio.. tenho a certeza que vais estar à altura ;)

Bj

Catraia_Sofia disse...

;) E venha o desafio!

Licas disse...

No início do ano lectivo desejo muita sorte, paciência e dádiva.
É preciso ter uma alma grande para se ser professora ... BOA PROFESSORA!.
DEIXO ESTA MENSAGEM COM CARINHO:
"É o país do Ontem, do Hoje e do Amanhã, onde os professores apelam incessantemente às fontes da paciência, em nome dos meninos que eles foram, e onde semeiam sem saberem se o joio vencerá o trigo ou se a colheita será farta ou não.

É o Reino dos Poetas, dos Homens-Meninos e daqueles que ouvem, no centro da alma, o que diz o silêncio da criança que olha.

É um país, sim, e um país singular, porque aí se exercem, a todas as horas, persistentemente, o Amor e a Paz.

E isso é difícil: não nascemos anjos".



lICAS